PROJETOS

PROJETO PITOMBEIRA

Impactados com a realidade do sertão da Paraíba, nasce o Projeto Pitombeira, iniciativa do Instituto Ybi, com o objetivo de viabilizar o acesso à água e resgatar a dignidade, através de uma nova perspectiva profissional das técnicas de lapidação de pedras naturais. O projeto possibilita estimular a criatividade, a capacidade produtiva local e desenvolver potencialidades da comunidade.

Da pedra do chão identificou-se a possibilidade da lapidação e capacitação profissional local. A presença da arte se deu através de Hugo Curti, artista plástico e designer, no desenvolvimento de joias comercializadas a fim de garantir a geração de recursos para perfuração de poços no local.

Na região, o sertanejo que não via perspectivas tem um novo horizonte, com uma formação profissional antes inexistente. Isto gera independência e domínio do meio produtivo, e como reflexo do seu trabalho, além da devolução da dignidade, a geração de renda.

Acreditando que os sistemas precisam ser circulares para serem sustentáveis, o Projeto Pitombeira tem na arte seu agente transformador, tornando a simples pedra lapidada pelo sertanejo em verdadeiras joias, que deixam de ser apenas um produto, mas uma representação de todo o projeto. A presença da água, através da perfuração de poços, possibilitam uma total mudança da realidade local, cumprindo assim o nosso papel.

PROJETO NOVOS SONHOS (Projeto apoiado)

O Projeto Novos Sonhos foi criado há oito anos, com o objetivo de oferecer uma oportunidade para crianças e adolescentes que residem na região da Cracolândia e sofrem com o descaso social.

Desenvolve atividades como: aulas de ballet, jiu jiu-jitsu, futebol e música, e através da arte aperfeiçoa potencialidades e mudanças comportamentais significativas, dando uma nova perspectiva de vida a mais de quinhentas crianças.

O Instituto Ybi, há um ano, cumpre seu papel de apoiador de mudanças através do ambiente artístico, viabilizando as atividades desse projeto.

Recentemente transformamos a realidade local, reunindo artistas para a transformação dos muros, trazendo cor e alegria ao ambiente onde as crianças realizam suas atividades.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close